Ser sustentável é ser egoísta
A lei universal do aprendizado se resume no chamado reforço. Porém, o reforço é uma faca de dois gumes. Há sempre o risco de estarmos reforçando exatamente aquilo que queremos mudar! Pense um pouco: quantas vezes tentamos mudar um comportamento, em nós mesmos ou em outras pessoas, e não conseguimos? Na maioria das vezes, utilizamos os princípios do Reforço de modo errado ou inadequado. Nós ameaçamos, discutimos, gritamos, coagimos e usamos outros comportamentos que apenas pioram a situação. Ressaltamos e questionamos as coisas negativas, aquilo que está errado, enquanto perdemos chances valiosas de elogiar o que é bom, aquilo que está sendo feito corretamente.
Essa postura de reforço negativo cria uma atmosfera de tensão, culpa e fecha os pensamentos para a criatividade e desejo de melhoria. Este cenário de reforço negativo está impregnado em nossa sociedade. Nós esperamos que as pessoas saibam a coisa certa a fazer, saibam o que é esperado delas, sem que tenhamos que dizer. Esperamos que todos entendam e aceitem nossos pontos de vista e acreditamos estar recompensando os outros dando-lhes coisas que nós gostamos, mas que eles podem não gostar tanto.
Eu gosto muito de bife e batatas fritas. Também gosto de pescar. Quando vou pescar, obviamente levo iscas próprias para o tipo de peixe que pretendo pegar; não coloco bife e batatas fritas no anzol! Por que não tenho este mesmo pensamento em relação às pessoas? Você precisa convencer as outras pessoas que elas se beneficiarão mudando de atitude. E como você irá convencê-las se você não sabe quais as necessidades delas e não entende seus pontos de vista?
E o que isso tem a ver com Sustentabilidade? Tudo! Sustentabilidade não é gestão ambiental e não é responsabilidade social. Sustentabilidade é principalmente ser egoísta. O leitor está perplexo? Sustentabilidade significa eu querer o meu bem e trabalhar para mantê-lo perpetuamente. Se cada um de nós quiser o próprio bem e trabalhar para que este estado seja duradouro, teremos um mundo melhor. Ressalto que eu disse que sustentabilidade é egoísmo, mas no bom sentido. Ser mau-caráter, desonesto e prejudicar as outras pessoas não é sustentável, até porque certamente você terá problemas no futuro.
E as empresas? Como isso se aplica? Usualmente, pensamos em sustentabilidade como sendo o triple bottom line: social, ambiental e econômico. Na verdade, trata-se de um novo entendimento do antigo single bottom line: lucro. Qual é o objetivo das empresas? Lucro. O que se espera delas? Que sejam eficientes e deem lucro. Porém, para que as empresas tenham uma boa performance econômico-financeira, elas precisam considerar todos os fatores que impactam seus objetivos. É aí que surge a sustentabilidade.
Cada organização precisa desenvolver uma consciência de futuro próprio e orientar suas ações neste sentido. Obviamente as empresas precisam se preocupar com seus principais stakeholders e desenvolver estratégias de geração de valor para eles. Além disso, existem diversas perguntas que precisam ser respondidas pelo planejamento estratégico das organizações. Sugerimos algumas:
Meu mercado-alvo é sustentável? Será que não estou pressionando meus clientes com preços absurdos apenas porque hoje eles não têm alternativa? Existe parceria e relação de longo prazo com meus clientes?
Meus fornecedores são sustentáveis? Tenho garantia dos produtos ou serviços na origem? Procuro integrar minha cadeia de valor?
Minha atividade tem riscos ambientais? Posso economizar com alternativas de energia, água e outras?
Como o público me enxerga? Qual a percepção que a população em geral tem da minha organização?
Invisto em meus profissionais? Envolvo a comunidade?
Meus produtos, serviços e insumos são sustentáveis? Trazem riscos ambientais ou à saúde? Existem recomendações de novos insumos substitutos?
Enfim, sustentabilidade é isso. Pensar no nosso próprio futuro.
Mário Henrique Trentim (Diretor da iPM Consult Consultoria Inteligente. Professor e coordenador dos cursos de MBA da CEDEPE Business School em gerenciamento de projetos. Membro voluntário do PMI Pernambuco da Diretoria Adjunta do Chapter / http://linkedin.com/in/trentim / mario.trentim@ipmconsult.ca)
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